domingo, 14 de novembro de 2010

NO ENEM: TESTE DE CONHECIMENTO, RESISTÊNCIA OU PACIÊNCIA?

Já inicio pedindo desculpas ao que acompanham este blog, pois me ausentei por um tempo, pra ser mais preciso, o último final de semana, pois tive que fazer o Enem.  E por falar em Enem...

NO ENEM: TESTE DE CONHECIMENTO, RESISTÊNCIA OU PACIÊNCIA?


Queridos leitores, vou começar com uma frase que resume um sentimento: INEP, QUE PORRA É ESSA? OU DÁ OU DESCE!

Iria eu fazer um post na semana passada sobre o Enem, mas, depois de presenciar um erro no gabarito do sábado, pensei em esperar o segundo dia de prova, e no caso, fazer hoje o meu texto, e fiz bem em esperar, pois essa semana foi realmente do Enem (tirando o caso do Grupo Silvio Santos que conseguiu ofuscar um pouco).

Nem sei por onde começar a falar sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, já que há vários pontos que por parte do MEC e do INEP, poderiam ser revistos. Vamos listar alguns deles:

PROBLEMAS:

O TESTE DE CONHECIMENTO:

- São realmente necessários 2 dias e 180 questões pra testar os conhecimentos?
Provavelmente não. Quem não “sabe nada”, se é esse tipo de estudantes que querem eliminar, não vai se dar bem mesmo que fossem as antigas 63 questões. Me diz então, qual a diferença entre 63 e 180 questões?
Nem precisava talvez de “só” 63, mas acho que 180 questões já é um exagero!

O TESTE DE RESISTÊNCIA:

Nem preciso dizer...A questão acima. Imagine só, ficar numa sala, durante horas, lendo 90 questões em Arial 12, na mesma posição desconfortável, sentindo dor no pescoço e ainda ouvindo aquele cara do seu lado comendo um doritos e emitindo aquele som irritante. É #pacabá! Ainda bem que de colorido, a prova só tem a capa, o interior é branco, o cansaço visual diminui, mesmo assim, a partir de um pouco mais da metade da prova, seu poder de concentração já não é o mesmo e acabamos deixando que o cansaço fale por nós. Eu mesmo, já chutei questões devido ao cansaço. E como a desgraça não vem sozinha, no outro dia tem mais, e a desgraça vem com vigor, é prova COM REDAÇÃO no domingo! Deus me livre! (e vc me perdoe pelo palavrão)
A prova do ENEM não é aplicada em todos os municípios do país: Pra você que tem que sair de casa pra ir fazer a prova já é tenso, certo? Mas tem gente que vai fazer em outra cidade e como eu moro em Boa Esperança-ES, não é muito diferente. Sim, também faço a prova em outra cidade, tenho que acordar mais cedo, embarcar num ônibus que se assemelha muito a um “pau de arara”, pagar e ir. Todo mundo que vai fazer a prova e se utiliza desse transporte aqui, chega com quase 2horas de antecedência no local, tendo que esperar feito tonto do lado de fora. Haja resistência e/ou paciência.

TESTE DE PACIÊNCIA:

Sala da prova, sábado, 6/11/10, às 13:00h, estávamos recebendo os gabaritos, até que alguém avisou a fiscal de um possível erro no Gabarito da prova. Acho que foi assim em todo o país, viram que a prova Amarela também estava errada e por aí começaram os problemas...
Sim, mais uma vez a gráfica errou. Mas, peraí, mudaram a gráfica da prova que vazou ano passado pra se livrar de problemas? Sim, e a responsável da impressão deste ano foi a gráfica que imprimiu a nova prova de 2009, após o vazamento das informações, e a nova gráfica também errou, mas esse ano...
A gráfica RR Donnelley Moore, foi escolhida por meio de pregão eletrônico, e tem fábricas em Barueri e Osasco, na Grande São Paulo, e em Blumenau, em Santa Catarina (não me perguntem onde foi impressa), a empresa recebeu a quantia de R$ 68.831.000,00. Pra que? Pra fazer uma MERDA dessas. Sabe o que podemos dizer disso? FOI BURRICE, INCOMPETÊNCIA tanto da gráfica, quanto do INEP. O que custava algum “bichinho de orelha” ter revisado o que foi impresso? Faria mal alguém ter olhado pra ter a certeza de que estava realmente tudo certo? Acabou custando um enorme prejuízo financeiro, e o pior, custou a credibilidade do MEC, INEP e do ENEM, além de nós estudantes termos ficados na mão mais uma vez.

Acompanhe o que foi noticiado no sábado, primeiro dia de prova: 


Taí gráfica, olha a merda que foi feita. E agora? O que fazer?

No princípio foi descartado o cancelamento da prova. Foi pensado no cancelamento da prova amarela, mas a primeira opção que prevaleceu:

ENEM é suspenso (ou cancelado, nem eu sei):


Depois disso foi cancelado a suspensão ou o cancelamento da prova (Oi?)


Fica difícil entender no que tudo isso vai acabar... por enquanto a prova está valendo, não sabemos o que a semana que está por vir nos reserva...Cabe a nós estudantes e feitos de trouxa, esperarmos essa orgia toda terminar pra ver o que “resta” a nós.

Antes as Universidades Federais terem sido as responsáveis por seu processo de seleção, do que ter passado isso pro ENEM, seria menos dor de cabeça pra quem se utiliza desse exame pra ingressar numa Federal.

Conversando com um amigo meu o @_FelipeLN , descobri que ele teve um problema a mais, problema no endereço do local da prova...

Veja sua opinião sobre:

“Bom minha opinião sobre o ENEM é o seguinte.

Como que pode vários alunos perder  um final de semana inteiro de estudos, não apenas aqueles dois dias mas um ano inteiro,  pois ainda existe o preparo .Se não bastasse no ano passado eles cancelaram pela fraude que teve (..), dessa vez um erro de impressão(..) É uma vergonha mesmo,  isso mostra como está a educação neste país..
Uma coisa muito curiosa que aconteceu comigo foi o seguinte:  quando chegou a confirmação de inscrição (...) o endereço trocado e isto e fui descobrir apenas no dia da prova,  o endereço verdadeiro estava a meia hora do local aonde eles me informaram (Veio com o endereço do bairro Campo Grande e a prova seria aplicada no bairro de Jardim América) ,ainda bem que cheguei uma hora mais cedo e o trânsito ajudou, pois estava tranquilo. Agora você gasta dinheiro de passagem, comida e  etc,  para ser tudo cancelado? Isso é uma puta falta de sacanagem... Bom como dizia um grande filósofo: "Pior que ta, não fica", revolta.”

Bem lembrado o “puta falta de sacanagem”, é como aquela guria “restartada” (lê-se fã de Restart) , se sentiu ao ir no show e na hora, ser  cancelado!

Então, será que ano que vem tem mais? E fica aí a pergunta:

ENEM: Um teste de conhecimento, resistência, ou paciência?

Obrigado @Gabifc (Gabriela Ferrari) pela colaboração com a imagem

Até o próximo post. Não deixe de comentar...


6 comentários:

  1. Olha eu não fiz ; Ainda bem. Mas acho mesmo uma P*ta Sacanagem com os estudasntes brasileiros;
    Como eles querem que tenham um bom estudo com essa m*rda acontecendo ?
    Alguém pode explicar ?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! Concordo plenamente Darly..
    Eu FIZ esse ano, e tbm acho um exageroo.. Em vez de nos ajudar, esse excesso de questões acaba tornando uma coisa cansativa.. beem cansativa!
    E pra acabar de acabar, ainda tem os problemas na elaboração das provas.. (erros de digitação).. Ahh, me poupe. ¬¬
    Gostei da exposição, concordo com todos os fatos abordados! =)
    Abraçooo, amigo.

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo resume como o pais se preocupa com a Educação...
    "Errar é humano, persistir no erro é INEP"

    Gostei muito do texto! Parabéns Darly

    (Themístoclys Correia)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto, deveras. É lúgubre saber que, numa nação onde é insólita a valorização da educação, seja feita uma sacanagem dessas aos que a valorizam com veemência.

    ResponderExcluir
  6. precisando, estou por aq!
    sucesso com o novo blog,

    @gabifc

    ResponderExcluir

Comente! =)