quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A Tecnologia que une é a mesma que separa


A Tecnologia que nos une é a mesma que nos separa


                 Olá, leitores,

Até eu me surpreendi por estar postando justamente 12 dias depois do meu último post, que falava sobre o triste fim da MTV, ainda não caiu a ficha, sei lá, inaceitável que 23 anos de história e todo o nome que a Abril fez da MTV aqui em terras tupiniquins foram por água abaixo. Mesmo com a continuidade dada pela Viacom, nada se compara, pois a atual dona da emissora não tem interesse em investir por aqui, deixando-a jogada e cheia de enlatados, como já faz com a Vh1 e Comedy Central.
Bola pra frente: Hoje vim aqui pra falar de algo que estou vivendo, aliás, não somente eu, grande parte da população brasileira e , quiçá, todo o globo terrestre, afinal de contas, nós, juntamente com a tecnologia estamos em constante evolução e...vcs sabem! 


(Porrã, que monte de ícone, olha *-*)

- Após ter lido o texto acima, já deve imaginar o que vem por aí. 

Quer saber se sofre do mal que abordarei no blog?

Responda as seguintes questões:- Vc tem celular?
- Tem acesso a internet por ele?

- Tem Facebook ou perfil em alguma rede social?
- Usa Whatsapp ou algum comunicador 
instantâneo?Sou péssimo pra desenvolver quiz, mas se respondeu um "Sim" pra ao menos duas dessas perguntas já pode procurar tratamento, por que vc sofre de um dos novos males da humanidade.

- Malditos smartphones! Separando quem está perto e aproximando quem está longe!



Afinal de contas, isso é bom ou ruim?

OK, vamos só fazer um retorno à um passado nem tão passado assim, mas um passado que passou e que não foi tão longe...puta que pariu, me embolei! Resumindo: vamos voltar à um passado recente.

Nós, brazucas putos, há uns 10 anos atrás, (ao menos eu vi), vimos a popularização dos microcomputadores e vimos a internet adentrar em nossas casas, mesmo que aquela porcaria de 56kbps de conexão discada, mas vimos!

Antes de ter um pc em casa, eu tinha uma vida um pouco mais social, tinha mais amigos, eu era um pré-adolescente, eu ainda brincava na rua, essa era minha distração, e minha rede de amigos ia do meu bairro aos limites da minha cidade, eles estavam perto! Legal, né?

Depois que tive meu primeiro computador...

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, meu amigo, as coisas mudaram. Pra que ir pra rua? A diversão tá aqui, oh! Na minha casa! Eu era o "dono do jogo", eu ia brincar do que quiser, COM QUEM EU QUISER! Uma partida solitária de Roller Tycoon (acho que assim que se chama aquele joguinho que vc é dono do parque e controla a porra toda) ou então, pq não jogar uma partida de Damas com as amizades virtuais no MSN (in memorian), né?

Pronto, conectado (mesmo que depois das 0h em dias úteis e sábado após as 14h até as 05:59 de segunda), a minha rede de amigos ganhou o mundo!

- Era caseiro, minha mãe reclamava que eu nem saia de casa!

-Pronto, tá aí! Eu já estava perto de quem estava longe e estava longe dos meus amigos de perto! Certo?

ERRADO, ERRADO! Aliás, CERTO, errado por partes E SABE PQ, QUERIDO LEITOR? 
 EXATAMENTE PELA RAZÃO NA QUAL O PIOR AINDA ESTAVA POR VIR!

Estava longe de quem estava perto, ok! Mas quando eu saia de casa eu ia realmente pra conversar, sair, curtir as amizades, poucas vezes, mas iria!

Sabe pq? O meu contato com pessoas de fora, ficava em casa! Minha vida virtual, o meu alter ego imortal ficava em casa, meu "eu" virtual acabava quando eu desligara o computador.

Ok, me perdi, vou ler acima! Peraí...

Beleza...

Mas o tempo passou! E os smartphones adentraram em nossas casas, certo?
ERRADO!

Os smartphones adentraram em nossos bolsos, nos acompanharam, a possibilidade e a infinidade de estar conectado atravessou as paredes de nossas casas. Isso é bom? Isso é maravilhoso, mas tudo tem limites.

- Desligo o computador, mas continuo conectado. 

O lado bom é que podemos manter contato com quem precisamos falar em qualquer momento.

O lado ruim é que podemos manter contato com quem precisamos em qualquer momento.

E qual a diferença entre os dois, cabeção?

É O SEU BOM SENSO!

Tudo em excesso faz mal. 

- Até então, há alguns anos, acessar a internet pelo celular era caro, sim, muito caro. Vira e mexe, alguém dizia que "gastou todos os créditos"  por acidentalmente ter entrado na internet. 

- Aí...aí o que? 

Aí o diabo inventou o "Infinity" da TIM. MAS COMO ASSIM, DARLY JÚNIOR, R$0,50 centavinhos por dia pra acessar a internet o dia todo no meu celular?

- Aí deu no que deu, popularização, concorrência, daí vieram Vivo On, Claro internet e deu no que deu.

- TODO MUNDO NA RUA AGORA ANDAVA OLHANDO SOMENTE PRA TELA DO CELULAR! FOII UMA FEBRE E AINDA É.

- Nessa época, como eu esqueci de citar na ordem correta, já existia Facebook, Twitter, depois veio o Whatsapp, Viber, Voxer e tudo que vcs já conhecem.

O que não existia mais eram os motivos pra estar desconectado.

Pronto...estava lá.

Quem nunca chegou numa roda de amigos em que todos estavam mexendo no celular e vc lá, tentando manter um contato, por proximidade, sem sucesso! Lamentável! Triste!



Começa aí um ciclo vicioso:

Vc quer falar com seu amigo que está perto > Seu amigo está conectado com alguém sabe lá Deus onde > Essa pessoa que sabe Deus onde está, está falando com seu amigo > E o amigo dessa pessoa que está falando com seu amigo está também próximo a ele, mas sem contato pq ele está falando com o amigo do....Vc entendeu? - Eu também não, mas fique tranquilo, se não passou por isso, com certeza passará!

Aquela hora em que você e seus amigos estão próximos, mas só fisicamente, pois todas as atenções estão voltadas para a tela do celular. 

Aquela rodinha em que ninguém se fala, só está cada um conectado com seu celular.

(E isso promete ficar pior, aguarde a popularização do Google Glass)

Como ninguém é perfeito, eu também já fiz isso, claro! Mas tenho que me policiar, pois acho isso uma puta falta de educação e bom senso.

- Já aconteceu de no mundo real não falar com uma pessoa, só ter contato com ela justamente pelo virtual, mesmo morando no mesmo bairro. Tão estranho da minha parte, quanto da parte dela.

- Maldita hora que os celulares foram além da opção de efetuar e receber chamadas.

- As vezes temos que brigar com quem está próximo e lembrar que existe vida e alguém querendo falar com ele/ela ali do lado de fora da tela do celular.




Só pra terminar, até por que esqueci o que mais ia falar, perdi o meu raciocínio enquanto editava o post, mas, acho que tudo em excesso faz mal, por que não deixar o celular de lado as vezes, parar de ficar trocando mensagens, atualizando status, olhando álbuns alheios, enfim, ficar um pouco offline e se aproximar de quem está perto de você, não custa nada dar um pouco de atenção pra quem está próximo, deixe pra se conectar num momento que estiver sozinho, conectar-se na hora que realmente importa, com quem realmente é importante...

Tecnologia, use-a com moderação, pois...

A tecnologia que une é a mesma que separa.

(Em todos os sentidos, até mesmo nos casamentos!)

-Já é um tema pra outro post...

É isso galera, obrigado por ler! Até o próximo post... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! =)